17/08/2015 08h42 - Atualizado em 04/05/2016 16h35

Ipem-ES verifica taxímetros na Serra

Começa nesta segunda-feira (17), e vai até o dia 4 de setembro, a verificação de taxímetros que o Ipem-ES realiza no município da Serra. Serão verificados 363 táxis licenciados que circulam na cidade.

Esse trabalho faz parte da rotina anual do Ipem, e o principal objetivo é checar se os instrumentos utilizados estão funcionando de forma correta e de acordo com as prescrições regulamentares, eliminando assim os riscos de fraude e protegendo o bolso do usuário dos serviços de táxi.

Durante a verificação, os instrumentos que se encontram em desacordo com as exigências legais são reprovados e encaminhados para reparo junto às oficinas autorizadas pelo Inmetro. Quaisquer dúvidas ou não conformidade observadas nos taxímetros, que possam resultar em prejuízos para o consumidor, são passíveis de multa para o detentor do taxímetro.

O Ipem orienta o consumidor a observar a existência e integridade do lacre amarelo que impede o acesso à regulagem do aparelho e do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com a validade da verificação (verificado até 2016). Caso o lacre esteja rompido, o usuário não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O taxista deve agendar previamente a verificação do seu taxímetro. Para isso, pode se dirigir à sede do Ipem (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória) ou agendar via internet, no endereço eletrônico: www.servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento. Ao agendar, o taxista deve imprimir a GRU e efetuar o pagamento no Banco do Brasil.

No dia da verificação, deverão ser apresentados os seguintes documentos: a) Autorização da Prefeitura de Vitória; b) Certificado de Verificação do Taxímetro, ano anterior; c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV); d) Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH); e) Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.

Paulo Renato Rodrigues, diretor-geral do Ipem-ES, informa que o objetivo das verificações é assegurar o correto funcionamento do instrumento e, assim, proteger a relação comercial estabelecida entre passageiro e taxista. Além disso, ressalta a importância da comunicação entre a sociedade e o Instituto, por meio da Ouvidoria do Ipem, na qual a população pode realizar denúncias relacionadas ao uso dos taxímetros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636-6085, e o consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas, pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br.

Assessoria de Imprensa Sedes
Fabíola Zardini