02/05/2016 14h27 - Atualizado em 06/05/2016 15h14

Ipem-ES verifica taxímetros de Linhares

Entre os dias 09 e 12 de maio, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizam a verificação dos taxímetros instalados nos veículos licenciados em Linhares.

Com a implantação do novo sistema no Ipem-ES, para esse ano os proprietários de táxis licenciados no município deverão fazer um agendamento de data e horário para verificação e emissão da GRU antecipada (Guia de Recolhimento da União) referente à taxa de serviço diretamente na internet, acessando o portal PSIE no endereço: servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento

O agendamento da verificação se encerra na sexta-feira, dia 06 de maio. A responsabilidade pelo agendamento é do taxista, que poderá buscar apoio junto à Prefeitura ou efetuar o agendamento em qualquer lugar que possua um computador com acesso à internet e impressora.

Passo a passo para a verificação:

1. Retirar na Prefeitura de Linhares a Autorização para Verificação;
2. Realizar o Agendamento pelo Portal PSIE (http://servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento);
3. Imprimir a GRU gerada no momento do agendamento;
4. Pagar a GRU em qualquer agência bancária;
5. Comparecer no local da verificação com os documentos necessários na data e no horário previamente agendados.

No portal PSIE:

1. Acessar o site http://servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento;
2. Selecione o SEU ESTADO - escolher Espírito Santo;
3. Informar o número do CPF do proprietário do veículo táxi e clicar em consultar;
4. Conferir os dados do proprietário e do veículo;
5. Em DADOS DO AGENDAMENTO, escolher a opção referente ao seu município (VERIFICAÇÃO PERIÓDICA – LINHARES 2016) e clicar em agendar;
6. Escolher a data e turno e confirmar;
7. Imprimir a Notificação para Realização de Serviço Metrológico com a GRU do serviço.

A verificação será realizada na Rodovia ES 248, bairro Aviso (em frente ao Ifes – Campus Linhares). O atendimento para verificação será realizado no horário compreendido das 13h às 16h, no dia 09 de maio, e das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h, nos dias 10, 11 e 12.

Documentos necessários:

No momento da verificação, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
a) Autorização da Prefeitura;
b) Último Certificado de Verificação do Taxímetro;
c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
d) Carteira de Habilitação do Condutor;
e) Comprovante de pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.

Caso o taxista esteja impossibilitado de comparecer com o taxímetro para a verificação na data e no horário agendados, deverá apresentar justificativa por escrito ao agente fiscal do Ipem-ES, mediante protocolo de recebimento, até o último dia do prazo de verificação (12 de maio), juntamente com a cópia do certificado de verificação do exercício anterior e as devidas comprovações.

O taxímetro que, durante a verificação subsequente, necessitar de reparos, deverá ser submetido à nova verificação após a conclusão dos serviços realizados em oficina autorizada. Deverá ser retirada nova GRU e agendada nova data e horário com o agente fiscal do Ipem-ES, no local da verificação, até o último dia do prazo de verificação (12 de maio).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824