15/10/2015 14h25 - Atualizado em 04/05/2016 16h36

Ipem-ES verifica taxímetros de Cariacica em novembro

Entre os dias 03 e 27 de novembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, realizará a verificação dos taxímetros instalados nos veículos licenciados no município de Cariacica.

Esse trabalho faz parte da rotina anual do Ipem e o objetivo é conferir se o instrumento está registrando a cobrança da forma correta, de acordo com a tarifa vigente e com as prescrições regulamentares, eliminando assim os riscos de fraude e protegendo o bolso do usuário dos serviços de táxi.

Na última semana, a Prefeitura de Cariacica autorizou o aumento de tarifa. Por isso, todos os taxímetros instalados deverão ser apresentados para verificação. Durante a checagem, os instrumentos que se encontrarem em desacordo com as exigências legais serão reprovados e encaminhados para reparo junto às oficinas autorizadas pelo Inmetro. Quaisquer dúvidas ou não conformidade observadas nos taxímetros, que possam resultar em prejuízos para o consumidor, serão passíveis de multa para o proprietário do instrumento.

Após a adequação da tarifa executada por uma oficina autorizada, o taxista deve agendar previamente a verificação do seu taxímetro via internet, por meio do endereço eletrônico: servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento
ou se dirigir à sede do Ipem (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória). Ao agendar, o taxista deve imprimir a GRU e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária.

No dia da verificação, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
a) Alvará da Prefeitura emitido em 2015 ou Autorização da Prefeitura de Cariacica;
b) Certificado de Verificação do Taxímetro, ano anterior;
c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
d) Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH);
e) Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação;
f) Ordem de Serviço emitida pela oficina que realizou a adequação de tarifa.

A meta é verificar, ao longo desse período, 30 taxímetros por dia. O proprietário que faltar à verificação agendada deverá apresentar justificativa com comprovação. O reagendamento somente poderá ser feito na sede do Ipem-ES.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636-6085, e o consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas, pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini 3636-9708 / 999429537 fabiola.ribeiro@sedes.es.gov.br