Você conhece a ciência que garante medições exatas dos serviços que consome?
Instrumentos que fazem medições como balanças, pesos, taxímetros e bombas de combustíveis passam por avaliações. Elas são feitas com base na metrologia, ciência que estuda as medições.
Itens comprados por peso no supermercado, o volume de combustível quando o carro é abastecido e o consumo mensal de contas de telefone e internet são exemplos de casos práticos que envolvem esta ciência e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) é o responsável por avaliar se a medição é feita corretamente.
Essa avaliação, com base na metrologia, é feita para garantir práticas seguras de comércio e proteção ao consumidor. O órgão, portanto, busca padrões rígidos para alcançar medições confiáveis. Exigências técnicas e legais obrigatórias levam transparência e confiança ao ambiente de negócios.
Assim, ao verificar sua pressão arterial em um instrumento certificado, você tem a garantia da fidelidade dos dados. Se passa no radar fiscalizado a uma velocidade superior à permitida, terá consciência que a multa é o resultado justo pelo seu ato. Tudo isso é atribuição dos órgãos que lidam com a tarefa de assegurar a exatidão das medições.
Caso você desconfie de medições incorretas, acione a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 391112 ou no site www.ipem.es.gov.br.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/ Ipem-ES /Aderes
Andréia Foeger 3636-9708/99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias 3636-9707/99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br