01/02/2017 10h02

Tacógrafos: mais segurança para o transporte escolar

Com a volta às aulas, pais e responsáveis devem ficar atentos na hora de contratar o serviço de transporte escolar infantil. Muitos consumidores desconhecem, mas o cronotacógrafo, popularmente chamado de tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para realizar esse tipo de condução. O instrumento precisa ser certificado periodicamente, para assegurar a confiabilidade dos dados registrados.

O tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.  Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica, realizada por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado. 

“Os pais e responsáveis devem verificar se o veículo possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente e devem exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade desse instrumento. A situação do instrumento pode ser verificada por meio de um aplicativo de celular, disponível gratuitamente no endereço: www.inmetro.rs.gov.br/rbmlqi/  ou pelo site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo”, explicou Marcelo Ladeia, diretor técnico do Ipem-ES.

Os proprietários dos veículos em situação irregular devem submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br/controlemetrologico#cronotacografo)

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, telefone 0800 039 1112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard