14/11/2017 18h27

Representante do Inmetro visita estado para avaliar experiência capixaba

Durante esta semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem/ES) recebeu a visita de representantes do Programa de Cronotacógrafo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O coordenador nacional do programa, Márcio Paiva, e o técnico de Tecnologia de Informação, Eli Santos, conheceram as boas práticas de controle, fiscalização e de autuações de cronotacógrafos adotadas pela unidade capixaba. A visita aconteceu na segunda (13) e terça-feira (14).

“Foi bastante positivo. Vimos que, além do comprometimento da equipe, a interlocução do Ipem com outros órgãos proporciona acesso a banco de dados que corroboram com o processo de fiscalização. A ideia é conhecer as boas práticas para que elas sejam adotadas por outras unidades do país”, destacou Paiva, ressaltando que o Espírito Santo foi o primeiro estado a ser visitado. Ainda este mês, completa o coordenador, os representantes do Inmetro visitarão institutos da Bahia, Amazonas e da Paraíba.

O que é o tacógrafo

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

Seu uso é obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; de transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

Além do uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-ES e por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824
marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard