11/08/2023 12h25

Prazo de agendamento do serviço de verificação de taxímetros em Cariacica será aberto na segunda-feira (14)

Começa na segunda-feira (14), o prazo de agendamento para verificação dos taxímetros instalados nos veículos táxi licenciados, no município de Cariacica. A fiscalização será referente ao exercício de 2023. Os interessados devem acessar o site do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, para agendar antecipadamente o serviço https://ipem.es.gov.br. A verificação segue até o dia 09 de setembro.

O proprietário do veículo-táxi deverá agendar antecipadamente a data da verificação e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de serviço. O agendamento deve ser realizado acessando o site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br) > serviços Online > Verificação de Taxímetro - Agendamento.

Este trabalho faz parte da rotina anual do Ipem e tem o objetivo de verificar se os instrumentos utilizados estão de acordo com as legislações vigentes, eliminando assim os riscos de fraude e protegendo o bolso do usuário dos serviços de táxi.

A verificação dos taxímetros é obrigatória e importante para proteger e garantir ao cidadão que utiliza o serviço de táxi que ele está pagando o valor correto, medido por um instrumento verificado e aprovado pelo órgão competente.

Durante a verificação, os instrumentos que se encontram em desacordo com as exigências legais são reprovados e encaminhados para reparo nas oficinas autorizadas pelo Inmetro.

Não conformidades observadas nos taxímetros, que possam resultar em prejuízos para o consumidor, são passíveis de autuação para o proprietário do instrumento.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (esse canal funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636- 9708
comunicacao@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard