Postos de GNV são alvo de operação do IPEM-ES para cumprimento de normas do Inmetro

Até o momento, foram fiscalizados seis postos e 26 instrumentos.
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM-ES) realizou, neste mês, uma série de fiscalizações em postos de combustíveis da Região Metropolitana com foco na verificação dos dispensers de GNV (Gás Natural Veicular). Até o momento, foram fiscalizados seis postos e 26 instrumentos, garantindo que os medidores de gás automotivo estejam operando corretamente e dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro.
A fiscalização segue as diretrizes da Portaria Inmetro nº 498/2021, que regulamenta os requisitos técnicos e metrológicos para os medidores de GNV, conhecidos como dispensers. O objetivo é assegurar que os consumidores recebam a quantidade exata de gás pela qual estão pagando, protegendo seus direitos e garantindo a conformidade do serviço prestado pelos postos.
O IPEM-ES continuará intensificando as fiscalizações e cabe reforçar o cumprimento do item 5.5 da Portaria Inmetro nº 498/2021, que determina que os postos deverão afixar um cartaz informativo no dispenser de GNV, indicando a massa específica do gás em utilização.
O IPEM-ES reforça a importância dessa exigência e alerta os postos sobre a obrigatoriedade de adequação para evitar penalidades.
Caso o consumidor suspeite de irregularidades na quantidade de GNV abastecida, pode registrar uma denúncia na Ouvidoria do Inmetro (Fala.BR).
A fiscalização é rotineira e continuará sendo intensificada nos próximos meses, com novas operações em diferentes regiões do Estado.
Canais de atendimento:
Em caso de dúvidas ou denúncias sobre produtos, o IPEM-ES disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
· Telefone: (27) 3636-6078 ou 0800 022 1117 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h).
· E-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br.
· Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória – ES, CEP 29053-245 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h).