08/05/2017 12h27 - Atualizado em 08/05/2017 15h14

Operação Inverno: Ipem-ES fiscaliza estabelecimentos comerciais na região serrana

Até o dia 02 de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza a Operação Inverno nas cidades da região serrana. A fiscalização vai verificar se os instrumentos de medição regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – principalmente balanças e bombas de combustíveis –, se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro e se os produtos embalados na ausência do consumidor (os chamados pré-medidos), atendem aos requisitos técnicos e de segurança estabelecidos nas portarias do Instituto.

Todos os municípios das regiões Central Serrana (Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá Itarana e Itaguaçu) e Sudoeste Serrana (Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Brejetuba, Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante) serão visitados pelo Ipem-ES.

Os fiscais do Instituto percorrerão supermercados, padarias, restaurantes self-service, sorveterias, postos de combustíveis, materiais de construção, lojas que comercializam produtos têxteis e lojas de utilidades. Todos esses estabelecimentos utilizam instrumentos de medição regulamentados, vendem produtos pré-medidos e produtos certificados e regulamentados.

A diretora-geral do Ipem-ES, Cláudia Lemos, reforça que o objetivo da ação é garantir ao cidadão capixaba e aos turistas que visitam as Montanhas Capixabas, total segurança e confiabilidade na hora de adquirir e consumir os produtos da região.

No caso de serem autuadas, as empresas terão dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES. A penalidade é definida pelo Instituto, e pode variar de advertência à multa entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Quaisquer denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, no telefone 0800 039 1112 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard