10/06/2021 15h57

Ipem realiza operação de fiscalização de produtos típicos da temporada junina

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, vão intensificar, neste mês de junho, a operação de fiscalização dos produtos típicos consumidos tradicionalmente na temporada junina, na Grande Vitória.

Produtos alimentícios que chegam ao consumidor já pesados ou medidos serão fiscalizados, avaliando o peso, a quantidade ou o volume dos produtos. Todas essas informações devem estar de acordo com as indicações fornecidas pelos fabricantes nas embalagens e atenderem à legislação metrológica. Entre os itens fiscalizados estão paçoca, pé-de-moleque, doce de abóbora, amendoim, cocada, vinho, cachaça, mistura para bolo, pipocas, além de outros itens.

O diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, explicou que os agentes fiscais visitarão estabelecimentos comerciais onde a oferta dos produtos é maior neste período, como supermercados, mercados de bairro e mercearias para verificar e conferir a fidelidade das informações obrigatórias nos rótulos dos produtos e coletar itens para análise em laboratório do órgão.

O gerente de Pré-Medidos do Ipem-ES, Hallan Fraga, destacou que o intuito da ação é verificar e conferir as indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos e, consequentemente, coibir o comércio de produtos irregulares e que possam prejudicar o consumidor, principalmente, nesta época de grande consumo desses itens.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard