01/07/2019 18h28

Ipem-ES registra crescimento de fiscalizações no primeiro semestre

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, registrou crescimento em suas principais ações de fiscalização no primeiro semestre deste ano, conforme mostra balanço semestral.

Em relação às verificações de instrumentos, que envolvem balanças, cronotacógrafos e taxímetros, por exemplo, o crescimento foi de 10,5%. No primeiro semestre deste ano foram registradas 671.710 contra 607.747 no mesmo período do ano passado.

“Este ano conseguimos viabilizar nosso projeto de fiscalização remota de cronotacógrafos, e esse foi um dos fatores que nos permitiu alcançarmos esse resultado. Quem ganha com esta medida é a própria população, já que a fiscalização desses aparelhos também garante mais segurança no trânsito”, explica o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro.

As fiscalizações de produtos pré-medidos, como alimentos, passaram de 14.012, em 2018, para 14.587, este ano. Já a Gerência de Qualidade realizou 437 operações especiais neste primeiro semestre, contra 437 no ano passado. As operações especiais ocorrem, sobretudo, em períodos comemorativos, como Carnaval, Dia das Mães, Semana Santa e festas juninas. “Nessas ocasiões, a equipes de fiscalizações visitam estabelecimentos comerciais de todos o Estado para verificar se os produtos oferecidos ao consumidor cumprem os requisitos estabelecidos pelo Inmetro”, afirma Pinheiro.

Dentre as ações do Ipem-ES neste primeiro semestre destacam-se, ainda, a criação do Projeto Ipem Escola, que tem como finalidade atender estudantes de escolas municipais e estaduais que tenham interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão; além da parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), que prevê o compartilhamento de informações e banco de dados entre os órgãos.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem