09/12/2016 16h33

Ipem-ES realiza Operação Natal

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza, até o dia 23 de dezembro, a Operação Natal no comércio dos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.

A operação tem por objetivo verificar se os produtos destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como pernil, peru, chester, frango, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, nozes, panetones, vinhos, azeites, cervejas, refrigerantes e frios, dentre outros, possuem a quantidade informada na embalagem. 

A fiscalização verifica ainda se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro, como luminárias natalinas, bicicletas infantis, brinquedos e produtos têxteis, atendem às exigências legais.

No caso de produtos têxteis, será verificado se as etiquetas das peças possuem as informações obrigatórias de razão social e CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, tamanho, composição e cuidados para conservação. Nos brinquedos, será verificada a presença do selo do Inmetro, a indicação da faixa etária e as instruções de uso. Todas as informações devem estar em português. 

“Essa é mais uma ação do Ipem-ES para proporcionar à população capixaba maior segurança na aquisição desses produtos, presentes nas festas de final de ano”, destaca Paulo Renato Rodrigues, diretor-geral do Instituto.

 

Em caso de irregularidade, a empresa é autuada e tem dez dias para apresentar defesa ao Ipem.

O consumidor que se sentir lesado ou encontrar irregularidades, pode denunciar ou solicitar esclarecimentos por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, telefone 0800 039 1112, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou por e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard