26/09/2016 13h17

Ipem-ES realiza operação especial Dia das Crianças

A partir da próxima segunda-feira (26), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizará a Operação Especial Dia das Crianças, com foco na fiscalização de empresas distribuidoras e pontos de venda de produtos destinados ao público infantil.  O nome faz alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.


A fiscalização segue até sexta-feira (30). O Ipem-ES verificará brinquedos, bicicleta de uso infantil, dispositivo de retenção para crianças, carrinhos para crianças e berços infantis, garantindo que esses produtos possuam a certificação do Inmetro e que atendam a padrões de segurança como produção com tintas atóxicas, arestas não cortantes e requisitos para que sejam evitados acidentes de consumo.

O diretor-técnico do Instituto, Marcelo Ladeia, alerta que os consumidores devem observar se os produtos possuem o selo de avaliação da conformidade, mais conhecido como “Selo Inmetro”. A presença do selo é obrigatória e indica que o produto foi submetido a testes e atendeu aos requisitos de segurança.

Ladeia orienta os consumidores a procurarem pontos de venda legalmente estabelecidos, não comprarem em mercado paralelo e exigirem sempre a nota fiscal de compra do produto. Essa simples atitude pode favorecer a reclamação no caso do produto adquirido ser impróprio para consumo. O diretor lembra ainda que, por mais seguro que seja o brinquedo, ele não dispensa a supervisão de um adulto no momento de sua utilização pelas crianças.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, telefone 08000 391112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

Dicas do Ipem-ES:

Para ajudar na hora da compra, fique atento às seguintes informações, que devem constar nos produtos:
• Selo de Avaliação da Conformidade – Inmetro;
• Informações quanto à faixa etária;
• Advertências, precauções de uso e composição do produto;
• CNPJ da empresa fabricante, país de origem, com nome, razão social ou a marca;
• Dados do fabricante ou do importador.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard