04/09/2017 18h50

Ipem-ES participa de treinamento sobre medição fiscal na área de petróleo

Do dia 28 de agosto ao dia 1º de setembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) participou de treinamento sobre medição fiscal na área de petróleo, para as futuras fiscalizações que irão ocorrer nas plataformas.

O curso aconteceu na sede do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP). Funcionários da Secretaria da Fazenda e dos Institutos de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Rio de Janeiro (Ipem-RJ) e Bahia (Ibametro), que compõem a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), também participaram.

O treinamento foi ministrado por Francisco Aguilera, da Metroval, única empresa da América Latina a dominar completamente o ciclo de produção de medidores de vazão e que já comercializou mais de 24 mil medidores, para mais de 6 mil clientes.

A verificação será baseada no Regulamento Técnico de Medição de Petróleo e Gás Natural, aprovado pela Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 001/2013 e no Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 064/2003, que estabelece os requisitos técnicos e metrológicos aplicáveis aos sistemas de medição equipados com medidores de fluido utilizados na medição de petróleo, seus derivados líquidos, álcool anidro e álcool hidratado carburante.

“Estamos nos preparando para realizar o controle metrológico da medição de petróleo e gás natural, desde a produção a transferência de custódia, garantindo a credibilidade dos resultados e das informações utilizadas para pagamento dos royalties ao estado do Espírito Santo”, explicou Cláudia Lemos, diretora-geral do Ipem-ES.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard