Ipem-ES notifica 97 veículos por falta de certificação do tacógrafo
Em operação realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, no Posto de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de Rio Novo do Sul, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) fiscalizou 1.335 veículos. Deste total, 97 (7,3%) foram notificados por falta de certificação do cronotacógrafo – conhecido popularmente como tacógrafo – ou por estarem com a certificação vencida.
Por iniciativa do Instituto, operações especiais estão sendo executadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e ANTT.
“Estamos intensificando a fiscalização, para que os proprietários que tenham veículos em situação irregular providenciem a certificação do tacógrafo de seus veículos. O tacógrafo certificado fornece dados precisos e confiáveis sobre a condução do veículo, como a distância percorrida, a velocidade desenvolvida, distância percorrida e tempo de parada. Essas informações são muito importantes, tanto para o condutor e para o proprietário do veículo quanto para os agentes de trânsito que realizam o trabalho de fiscalização”, explicou o diretor técnico do Ipem-ES, Marcelo Ladeia.
O Instituto orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação metrológica e evitarem penalidades.
Os proprietários notificados têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES. A multa varia de R$ 600 a R$ 15 mil.
Mais informações podem ser obtidas no site do Ipem-ES: (https://ipem.es.gov.br/controlemetrologico#cronotacografo)
Saiba mais
O tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além do uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-ES e por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br