08/05/2023 14h00 - Atualizado em 08/05/2023 19h51

Ipem-ES intensifica fiscalização de bombas medidoras de combustível

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), está dando continuidade à operação de fiscalização que integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado e realizou, entre os dias 02 e 05 deste mês, fiscalizações em bombas medidoras de combustíveis. No Estado, a ação foi coordenada pelo Inmetro e ocorreu na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Foram registradas dez visitas a postos de combustíveis e cem instrumentos foram fiscalizados. Desses, 13 foram reprovados, com 15 irregularidades encontradas, sendo oito instrumentos com mangueiras em mau estado de conservação; três instrumentos com vazão máxima obtida inferior a 50% da máxima da Portaria de aprovação de modelo; um instrumento com desligamento superior a 60s; dois instrumentos com dígito queimado, e um instrumento com grafia ilegível.

O diretor-geral do Ipem-ES, Sérgio Eduardo Vidigal, destacou que o órgão realiza constantemente fiscalização em bombas medidoras de combustíveis. “Na inspeção, que deve ser feita anualmente, são avaliados o estado geral de conservação do instrumento e se está medindo corretamente o combustível entregue ao consumidor”, informou.

As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades foram instruídos a corrigi-las. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (esse canal funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.

Texto: Vittor Poncio

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-1415
comunicacao@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard