IPEM-ES garante ‘Clima Seguro’ no Verão com fiscalização de ventiladores e ares-condicionados

A operação abrangeu diversos estabelecimentos comerciais do Estado, principalmente lojas de eletrodomésticos.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES) realizou, durante o mês de março, a Operação Clima Seguro, com o objetivo de verificar a conformidade de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado comercializados em todo o Estado. A ação intensificou a fiscalização em um período de alta demanda por esses produtos, visando garantir que os consumidores adquiram equipamentos seguros e com informações precisas sobre seu desempenho.
A operação abrangeu diversos estabelecimentos comerciais, principalmente lojas de eletrodomésticos. Os fiscais do IPEM-ES verificaram se os produtos estavam em conformidade com as regulamentações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com foco nas seguintes portarias:
- Ventiladores: A fiscalização de ventiladores teve como base a Portaria Inmetro nº 148/2022, que aprova o Regulamento Técnico da Qualidade para Aparelhos Eletrodomésticos e Similares, abrangendo requisitos de segurança e desempenho. Foram verificadas informações obrigatórias como a potência, o consumo de energia e a certificação de segurança do produto.
- Ar-condicionado Split: Os aparelhos de ar condicionado do tipo split foram fiscalizados em conformidade com a Portaria Inmetro nº 269/2021, que estabelece os requisitos de avaliação da conformidade para condicionadores de ar. A inspeção incluiu a verificação da etiqueta de eficiência energética (ENCE), que informa o consumo de energia do aparelho, além de outros requisitos de segurança e desempenho.
- Ar-condicionado Janela: A fiscalização de aparelhos de ar condicionado de janela seguiu as diretrizes da Portaria Inmetro nº 269/2021, que também define os requisitos de avaliação da conformidade para condicionadores de ar. Assim como nos modelos split, a verificação da etiqueta ENCE e dos requisitos de segurança foi prioridade na ação.
Durante a Operação Clima Seguro, os fiscais do IPEM-ES verificaram as informações presentes nas embalagens e nos produtos, garantindo que os consumidores tenham acesso a dados claros e precisos para auxiliar na sua decisão de compra.
"A Operação Clima Seguro é fundamental para proteger o consumidor capixaba, especialmente em um período de altas temperaturas, em que a procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado aumenta significativamente", afirma a diretora Geral interina do Ipem, Gisleine Silva Santana.
"Nosso objetivo é garantir que os produtos comercializados estejam em conformidade com as normas técnicas, oferecendo segurança e informações confiáveis sobre o consumo de energia, contribuindo também para o uso consciente e a economia na conta de luz", frisou.
O IPEM-ES reforça a importância de os consumidores ficarem atentos às etiquetas de identificação e certificação do Inmetro ao adquirir ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. A presença do selo do Inmetro indica que o produto passou por testes e está em conformidade com os requisitos de segurança e desempenho.
Em caso de dúvidas ou realização de denúncias sobre irregularidades em produtos e serviços, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-ES através do telefone 3636-6078 ou pelo canal de Ouvidoria fala.br
Sobre o IPEM-ES:
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES) é um órgão delegado do Inmetro responsável pela execução das atividades de metrologia legal e avaliação da conformidade no estado. Sua missão é garantir a confiança nas medições e nos produtos, promovendo a leal concorrência e a proteção do consumidor