17/03/2020 11h50

Ipem-ES fiscaliza conformidade de produtos em rede de supermercados

Agentes fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, estiveram em uma rede de supermercados no bairro da Glória, em Vila Velha, para fiscalizar a conformidade de produtos pré-medidos. A ação foi realizada no último dia 12.

Além do Ipem-ES, a ação conjunta envolveu o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado, o Procon de Vila Velha, a Vigilância Sanitária e a coordenação de Fiscalização de Posturas desse município.

Durante a ação, os fiscais analisaram 23 amostras de cinco produtos diferentes, de variados setores de produção, para verificar se o peso líquido informado no produto e o peso efetivamente entregue ao consumidor estavam de acordo. Nesta etapa, todas as amostras foram aprovadas.

Também foram analisadas se as informações nas embalagens dos produtos colocados à venda pelo estabelecimento correspondiam ao peso real dos itens de conteúdo líquido. Os agentes relataram que dois produtos foram recolhidos para exame laboratorial e, após testes, as empresas fabricantes serão devidamente notificadas. A equipe técnica também recolheu para análise 26 amostras de copos descartáveis, de duas marcas distintas, para serem analisadas nas dependências do Instituto.

O diretor-técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, falou sobre a importância da fiscalização. “O foco do Ipem-ES neste tipo de ação é garantir que o consumidor não seja prejudicado. Nos supermercados, verificamos se os produtos estão de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação metrológica brasileira, proporcionando uma relação de consumo justa, bem como as informações técnicas, e se o peso está de acordo com o indicado na embalagem”, disse.

Irregularidades

O cidadão que suspeitar de irregularidades ou tiver dúvidas pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-ES, pelo e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br, pelo telefone 0800 039 1112, no site (www.ipem.es.gov.br) ou presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.595, Ilha de Monte Belo, em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard