12/05/2022 17h48 - Atualizado em 12/05/2022 17h52

Ipem-ES elimina mais de uma tonelada de documentos

O descarte beneficiou a Associação de Catadores da Serra

Na manhã desta quinta-feira (12), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou uma doação no valor de R$ 588,00 para a associação Recupera Lixo, localizada no município da Serra. A doação é resultado da eliminação de 1.220 quilos de documentos com o prazo de guarda prescrito.

O Arquivo Geral do Ipem, sob responsabilidade da servidora Svetlana Rossi, há um ano e nove meses iniciou o trabalho de análise e avaliação documental para estabelecer a tipologia, prazo de guarda e a destinação de processos e documentos, de acordo com a Tabela de Temporalidade do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged). Posteriormente, as informações foram inseridas no sistema e-Docs.
O diretor-geral do Ipem-ES em exercício, Sérgio Eduardo Correa Vidigal, informou que foram separados para descarte, aproximadamente, 1.783 documentos, que já cumpriram o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade. “Em 2021, duas associações de Vitória receberam doação, por isso, desta vez, optamos por contemplar outro município, a Serra”, pontuou Vidigal.

A servidora Svetlana Rossi explicou que em 2021 foram realizados dois grandes descartes com volume maior de documentos e após esse 1º descarte de 2022 outros vão acontecer, porém com volume menor, pois o Governo do Estado, prezando pela sustentabilidade, não produz mais documentos físicos, agora são digitalizados.

Seguindo a Portaria 60-R da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), há a orientação para doações que beneficiem as associações de catadores, pelo trabalho socioambiental realizados por eles, dando andamento a uma cadeia sustentável de reaproveitamento de papel inutilizado.

Sobre o descarte
Seguindo a orientação do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado (Proged), para que ocorra o descarte, antes é necessário a aprovação do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), apresentação de relatórios e planilhas em que constam todos os documentos, a publicação de um edital e, só após 30 dias da publicação, o material pode ser descartado. Assim, o descarte é feito em etapas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard