04/12/2018 16h24

Ipem-ES é finalista do prêmio Inoves Ciclo 2018

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) é um dos finalistas do prêmio Inoves Ciclo 2018 na categoria “Projetos em Desenvolvimento” com o programa “Modelo de Fiscalização Eletrônica de Cronotacógrafo”.

Essa nova forma de fiscalizar que está em desenvolvimento pelo Ipem-ES consiste em utilizar as câmeras de monitoramento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas rodovias para aumentar a efetividade do trabalho. Com as imagens é possível verificar o status do tacógrafo do veículo e, se o mesmo estiver irregular, uma notificação de autuação é gerada, aumentando a segurança dos fiscais que não precisarão estar nas estradas. A iniciativa reduz também o risco de acidentes, uma vez que não será necessário solicitar aos motoristas que reduzam a velocidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Ipem-ES com diversas entidades – a própria ANTT, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – e conta com o apoio da ECO101.

Para o diretor-técnico do Ipem-ES, Marcelo Ladeia, a ideia é simples e inovadora. “Trata-se de um projeto construído a várias mãos, por meio de parcerias e com custo insignificante se considerarmos os resultados sociais e financeiros que serão alcançados, além de ser um projeto que pode ser replicado em outros órgãos fiscalizadores, explicou Marcelo Ladeia.

O prêmio Inoves, que já está na 13ª edição, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.

As iniciativas vencedoras deste ano serão anunciadas no dia 7 de dezembro, no site do Prêmio Inoves. Elas receberão recursos de até R$ 40 mil, em uma parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges) para aplicação em seu desenvolvimento, certificado de vencedor e selo Inoves.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem-ES/Aderes:

Leonardo Quarto 3636-9708 / 99942-9537

leonardo.quarto@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824

marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard