07/08/2025 17h30 - Atualizado em 07/08/2025 17h31

Ipem-ES e fabricante VDO se reúnem para apresentação técnica sobre verificação de cronotacógrafo

O encontro teve como foco o compartilhamento de informações sobre os avanços tecnológicos que impactam diretamente os procedimentos metrológicos.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, recebeu nesta quinta-feira (07) representantes da VDO, fabricante de tacógrafos, para uma apresentação técnica voltada às novas tecnologias aplicadas à verificação de cronotacógrafos. O encontro teve como foco o compartilhamento de informações sobre os avanços tecnológicos que impactam diretamente os procedimentos metrológicos, promovendo maior eficiência e precisão nas atividades de fiscalização e controle.

 

O que é o tacógrafo

O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

 

Seu uso é obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 quilos; de transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

 

Além do uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-ES e por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado.

 

O Ipem-ES orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeterem os instrumentos ao ensaio metrológico obrigatório, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades.

 

Os proprietários notificados têm até dez dias para apresentar defesa ao Instituto. A multa varia de R$ 600 a R$ 15 mil.

 

Para mais informações sobre as atividades do Ipem-ES e dicas de como identificar produtos adequados, acesse nosso site ou entre em contato conosco. Denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais do Ipem-ES. Como denunciar irregularidades?

Ouvidoria Ipem-ES: ouvidoria@ipem.es.gov.br Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard