09/03/2023 17h36 - Atualizado em 09/03/2023 17h41

IPEM-ES e ANP fiscalizam postos de combustíveis em Vitória, Serra e Cariacica

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou operação de fiscalização em postos de combustíveis localizados nos municípios de Vitória, Serra e Cariacica, nessas terça-feira (07) e quarta-feira (08) e nesta quinta-feira (09).

A ação contou com a participação de cinco equipes do IPEM-ES. Foram verificados 60 postos. Durante a operação foram reprovados 19 bicos de abastecimento de combustível e quatro foram interditados. Outras irregularidades encontradas foram: lacre do painel rompido; erro de 180 ml em 20 litros (o tolerável são 100 ml) contra o consumidor e mangueira em mau estado de conservação; vazamento no bico/mangueira; vazamento na bomba; bombas sem inscrições obrigatórias (indicação do tipo de combustível, número dos blocos) e foi identificado problema com sistema de desligamento da bomba.

O superintendente adjunto da fiscalização da ANP, Marcelo Silva, explicou que a ação realizada faz parte do trabalho rotineiro da ANP e tem relevância por ser uma forma de aproximação maior com os órgãos fiscalizadores locais. “Estamos buscando parcerias para que seja possível garantir a presença mais constante e efetiva no Estado. Fiscalizamos até o momento 60 postos”, disse o superintendente.

O diretor técnico do Ipem-ES, Guilherme Gomes de Souza, destacou que a parceria do Ipem-ES com a ANP é importante, pois beneficia diretamente o consumidor. Souza frisou que as operações são realizadas constantemente e que outras vão acontecer de maneira programada também no interior do Estado, seguindo as diretrizes orientadas pelo Inmetro.

“O Ipem-ES faz a parte dele que é a fiscalização da volumetria e verificações metrológicas, enquanto as equipes da ANP fazem a análise da qualidade do produto. Isso é fundamental para o Estado, porque assim resguardamos as relações de consumo. Temos a garantia de que o combustível oferecido nos postos é de qualidade e entregue com o volume correto. A equipe que acompanhou a fiscalização é multidisciplinar e formada por agentes capacitados”, disse o diretor técnico do Ipem-ES.

Também participaram da ação, os Procons Municipais de Vitória e da Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-1415
comunicacao@sedes.es.gov.br
gabriela.galvao@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard