14/04/2023 15h29

Ipem-ES divulga balanço das ações durante o período de Páscoa

Durante o período de Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou operações de fiscalização em 10 estabelecimentos entre supermercados e uma fábrica de chocolates com objetivo de analisar a qualidade e a segurança dos produtos comercializados, na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), além de orientar os estabelecimentos comerciais e os consumidores.

Fiscalização de ovos de chocolate e produtos típicos
Uma das principais ações foi a fiscalização de ovos de chocolate e produtos típicos dessa época do ano. Os fiscais do órgão visitaram sete estabelecimentos comerciais, localizados na Grande Vitória, para verificar se os produtos estavam em conformidade com as normas técnicas e regulamentos. A fiscalização verificou itens como peso, qualidade do chocolate, informações ao consumidor e validade dos produtos. Os estabelecimentos que não estavam em conformidade com as normas foram notificados e orientados a fazer as correções necessárias.

Verificação de balanças e outros instrumentos de pesagem
A equipe de fiscalização também realizou a verificação de 128 balanças e outros instrumentos de pesagem utilizados pelos estabelecimentos comerciais. Não foram encontradas irregularidades nos pontos de fiscalização.
A verificação dos instrumentos de pesagem é importante para garantir que os consumidores recebam a quantidade correta de produtos pelos quais pagaram.

Orientação ao consumidor
O Ipem orienta os consumidores sobre a importância de verificar o peso do produto, conferir as informações sobre a composição e a validade do produto e observar se a embalagem está em bom estado antes da compra.

O diretor geral do Ipem, Sérgio Eduardo Vidigal, explica que as ações realizadas pelo Instituto durante a Páscoa foram fundamentais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos vendidos aos consumidores capixabas. “A fiscalização e a verificação dos instrumentos de pesagem contribuem para a confiança do consumidor nos estabelecimentos comerciais”, destacou.

Texto: Vittor Poncio

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