20/01/2017 11h28

Ipem-ES disponibiliza aos comerciantes cartazes informativos para download

Já estão disponíveis para download, no site do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), os cartazes informativos do preço do quilo do pão francês e do peso (ou tara) dos recipientes de estabelecimentos que comercializam alimentos a peso para consumo imediato (sorveterias, restaurantes, lanchonetes etc).

Os cartazes devem ser preenchidos e afixados em local de fácil visibilidade para os consumidores, de acordo com as portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nº 097/2000 – que trata da informação do peso dos recipientes – e 146/2006, referente ao preço do quilograma do pão francês. As portarias também estão disponíveis para download.

As artes e dimensões dos cartazes disponibilizados pelo Ipem-ES estão dentro das normas exigidas pelas portarias do Inmetro. De acordo com o diretor técnico, Marcelo Ladeia, o objetivo do Instituto é que os comerciantes tenham facilidade para baixar, imprimir, preencher e afixar os cartazes. Ladeia lembrou ainda que os estabelecimentos que não tenham os cartazes informativos serão notificados pelos agentes fiscais do Ipem-ES, nas ações de fiscalização.

Para fazer o download dos cartazes e, se necessário, também das portarias, basta acessar o site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br), clicar no menu Downloads (à esquerda na página principal), acessar os arquivos e clicar em “Baixar”.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, telefone 0800 039 1112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard