Fiscalização em plataformas vai aumentar
Nesta terça-feira (20), Vitória está recebendo o Encontro Nacional sobre o Controle Metrológico Legal na Medição Fiscal do Petróleo. O evento, realizado pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e de Qualidade (RBMQL-I), pelo Inmetro e pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), reuniu técnicos de vários estados do país. O encontro terá continuidade nesta quarta-feira (21).
“Estamos iniciando um trabalho que terá êxito e que nos permitirá melhorar a qualidade da prestação do serviço dos institutos no Brasil”, afirmou a presidente do Ipem-ES, Claudia Lemos, durante a abertura do encontro.
Atualmente, o controle da produção do petróleo e do gás é realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O que a RBMQL-I busca é aperfeiçoar essa fiscalização por meio da verificação dos equipamentos de medição usados nas plataformas.
“Vamos, a partir desse encontro, formar um grupo de trabalho para que os institutos possam avançar na medição de petróleo e gás“, afirmou o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo.
O Ipem de São Paulo já iniciou a verificação de equipamentos usados em plataformas a partir de ações realizadas junto aos fabricantes de equipamentos usados no setor. "Agora vamos planejar como os institutos farão esse trabalho nas plataformas", explica o diretor do Ipem de São Paulo, Antonio Lourenço Pancieri.
O especialista em regulação da ANP Gustavo de Menezes acredita que a verificação dos institutos será bastante positiva. "Vai aumentar a confiabilidade do trabalho realizado pela agência ", disse.
A abertura do evento também contou com a presença do chefe de Gabinete do Governo do Estado, Paulo Roberto. “Esse trabalho é importante, inovador, e sem dúvida interessa a muitos estados produtores”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem-ES/Aderes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br
Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824
marco.magalhaes@sedes.es.gov.br