14/08/2017 12h14

Dicas do Ipem-ES: abastecimento do seu veículo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) trabalha para garantir a confiança nas relações de consumo. E, para isso, procura orientar empresas e consumidores sobre os procedimentos corretos para o bom andamento dessa relação.

Esta semana, as dicas do Ipem-ES são sobre a forma correta de agir na hora de abastecer o seu veículo. Confira as dicas:

Antes do abastecimento:

- Ao parar no posto de combustível, desça do carro e acompanhe o trabalho do frentista;

- Verifique se o preço do combustível na bomba é o mesmo anunciado nas placas do posto;

- Verifique se o valor da quantidade de combustível e o total a pagar estão zerados na bomba;

- Verifique se os lacres do Inmetro, que ficam na bomba, estão intactos. Veja também se a bomba possui o selo de verificação, mais conhecido como “Selo do Inmetro”, com indicação do ano de validade da última verificação realizada pelo Ipem-ES.

O selo do Inmetro, além de indicar a validade da verificação, é a principal evidência de que a bomba de combustível passou pelo processo de controle metrológico e que está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos pelo Inmetro.

Ao final do abastecimento:

- Verifique se o total a pagar registrado na bomba de combustível está correto, multiplicando o valor do preço por litro pela quantidade de litros fornecida pela bomba medidora.

Em caso de dúvida no abastecimento:

Consulte o manual do veículo para saber a capacidade do tanque de combustível indicada pelo fabricante. Se a quantidade abastecida ultrapassar a capacidade do tanque, desconfie e denuncie;

Você também pode solicitar ao frentista que utilize a medida de volume do posto, para conferir se a bomba medidora está correta. A medida também deve estar com o lacre e o selo do Inmetro;

Lembre-se sempre de solicitar o cupom fiscal após o abastecimento. É ele que comprova a quantidade de litros que você abasteceu e o valor pago pelo produto. Caso você suspeite de alguma irregularidade ou tenha dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria do Ipem-ES, pelo site www.ipem.es.gov.br, pelo telefone 0800 039 1112 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard