26/06/2017 12h51

Dia do Metrologista é comemorado no Ipem-ES

Em 26 de junho de 1826, o Imperador D. Pedro II assinava a Lei nº 1.175, que introduzia no Brasil o Sistema Métrico Decimal, a partir do sistema métrico francês. O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar essa norma, que seria depois utilizada no mundo todo. Por isso, 26 de junho é considerado o Dia do Metrologista.

A metrologia abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, tendo caráter essencial para manter sob controle processos produtivos de toda ordem. Seus métodos influenciam no desenvolvimento, no aperfeiçoamento, nos testes e na qualidade final dos mais variados produtos. O metrologista pode criar sistemas e processos de medição para serem aplicados nas indústrias e também calibrar instrumentos e padrões próprios, visando sempre à excelência na produção.

Por reconhecer a enorme importância dessa categoria profissional, que presta serviços de interesse da sociedade e em defesa do consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), um café da manhã para homenagear toda a equipe do Instituto.

A diretora-geral, Cláudia Lemos, disse que a confraternização foi uma oportunidade de agradecer o empenho diário da equipe que, no trabalho de desenvolvimento de uma política de metrologia e avaliação de conformidade, contribui para estabelecer uma relação harmoniosa e justa de mercado e consumo.

No Ipem-ES, o serviço de fiscalização é dividido em três setores, cada um com equipe própria:

Metrologia – que fiscaliza instrumentos de medição, como radares, bombas de combustíveis e balanças;

Pré-medidos – que verifica e controla se os produtos colocados à venda no mercado com peso, quantidade e metragem indicados na embalagem estão com essas medidas corretas;

Fiscalização de produtos certificados pelo Inmetro – esse setor fiscaliza se produtos como material escolar, brinquedos e material de construção possuem o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para o agente fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade, Victor Guedes Barbosa, a homenagem foi motivo de muita felicidade: “O trabalho dos metrologistas do Ipem-ES é muito importante para o equilíbrio do mercado. Somos uma equipe dedicada, que se preocupa com o consumidor e com o equilíbrio do mercado. Nosso trabalho é importante para todos os cidadãos, idosos, adultos e crianças”.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard