13/03/2019 16h14

Cortes, queimaduras e defeitos. Veja como relatar acidentes de consumo ao Ipem-ES

Você já enfrentou algum problema ao adquirir produtos como queda, corte ou queimaduras? Casos assim, são classificados como Acidentes de Consumo. E os cidadãos que já sofreram este tipo de acidente podem ajudar a melhorar os produtos. Para isso, basta acessar o site do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) e relatar o caso, na aba Consumidor > Acidente de Consumo. O produto ou serviço não necessariamente precisa ter sido comprado por você.


O diretor do Ipem-ES, Rogério Pinheiro, explica que os relatos são importantes para o mapeamento dos acidentes. “Essas informações são fundamentais para que os órgãos de controle, como o Inmetro e o Ipem-ES, atuem diretamente na fiscalização das empresas responsáveis, visando à prevenção dos acidentes de consumo no Brasil e no Estado”.


Os Acidentes de Consumo são aqueles que acontecem quando um produto ou serviço provoca danos à saúde ou à segurança do consumidor. Dentre os exemplos que podemos citar estão as quedas provocadas por um piso escorregadio ou escadas metálicas, cortes devido à abertura de embalagens, ingestão de alimentos contaminados, além de lesões ou cortes provocados por produtos infantis.


Dentre as causas mais comuns dos acidentes de consumo estão: o defeito no produto ou serviço, a falta de informação sobre o uso adequado, informações incorretas em embalagens ou manuais, além da ausência de atuação preventiva dos fornecedores.

Para que serve o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac)?


O Sinmac recebe e disponibiliza dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no País, por meio de consultas com filtros por tipo e classe de produto, estado e detalhes sobre os acidentes. Com esses dados, o Inmetro pode estudar novas certificações, aperfeiçoar regulamentos, recomendar recalls ou até mesmo desenvolver campanhas educativas, com foco na segurança.


Já a indústria poderá ter acesso a relatórios analíticos, possibilitando sua atuação em duas frentes: aperfeiçoamento dos produtos existentes no mercado e fabricação de melhores produtos. Com isso, o consumidor será o maior beneficiado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem


Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard