11/08/2017 16h35

118 veículos são notificados pelo Ipem-ES por falta de certificação do tacógrafo

Em operação conjunta realizada entre os dias 08 e 11 de julho, no Posto 12 - 3ª Cia BPTRAN, no município de Colatina, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar fiscalizaram 853 veículos. Deste total, 118 (13,8%) foram notificados por falta de certificação do cronotacógrafo – conhecido popularmente como tacógrafo – ou por estarem com a certificação vencida.

Por iniciativa do Instituto, operações especiais estão sendo executadas em todo o Estado, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT).

O Ipem-ES orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeterem os instrumentos ao ensaio metrológico obrigatório, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades. Os proprietários notificados têm dez dias para apresentar defesa ao Instituto. A multa varia de R$ 600 a R$ 15 mil.

“Os proprietários que tenham veículos em situação irregular devem providenciar a certificação do tacógrafo. O ensaio metrológico do tacógrafo é o que garante que o instrumento está fornecendo dados precisos e confiáveis sobre a condução do veículo, como a distância percorrida, a velocidade desenvolvida, o tempo de condução e o tempo de parada. Essas informações são muito importantes para o condutor, para o proprietário do veículo e para os agentes de trânsito que realizam o trabalho de fiscalização”, explicou a diretora-geral do Ipem-ES, Cláudia Lemos.

O que é o tacógrafo?

O tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além do uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-ES e por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado.

Mais informações podem ser obtidas no site do Ipem-ES: https://ipem.es.gov.br/controlemetrologico#cronotacografo

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard