Vai cair na folia? Ipem-ES orienta consumidores na compra de produtos típicos do Carnaval
Marchinhas, confetes, serpentina e muitas cores. Esses são alguns dos elementos básicos do Carnaval. Com a aproximação da data, o movimento nas lojas de fantasias também aumenta. Mas para evitar surpresas desagradáveis durante os festejos, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) orienta os consumidores para que não sejam lesados na hora da compra dos produtos típicos da folia.
No caso das crianças, os pais precisam observar se os brinquedos, e demais produtos relacionados à diversão infantil, possuem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além da classificação etária indicativa. A presença do selo garante que os objetos passaram por testes e não afetam a saúde do consumidor.
Nas matinês, também é comum a complementação das brincadeiras com uso de lantejoulas, paetês, máscaras, elásticos e apitos, por exemplo. Neste caso, conforme explica o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, é necessário estar atento às informações contidas na embalagem.
“Os pais, ao adquirirem esses produtos, devem observar se a quantidade – seja de volume, comprimento, ou número de unidades – informada nas embalagens dos produtos corresponde ao que está sendo, de fato adquirido. Se o consumidor desconfiar de que está sendo lesado, deve registrar denúncia junto ao Ipem-ES”, orienta.
E quem não abre mão de comprar uma bela fantasia também deve analisar a “composição têxtil” do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto. Nela também devem ser descritos os dados do fabricante como razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ, país de origem, nome, além de indicações para conservação do produto e indicação do tamanho.
Quanto aos preservativos, no ato da compra, recomenda-se observar se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Também é importante notar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação e conferir o prazo de validade.
Denúncias
O consumidor que notar ou desconfiar de irregularidades pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-ES. Os contatos são:
Telefone (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.
- Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória-ES. CEP: 29053-245.
- Site: https://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoria
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br