IPEM-ES realiza fiscalização em peixarias e verifica balanças em operação no Estado

Ao todo, foram realizadas fiscalizações em 21 peixarias.
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou uma série de fiscalizações em peixarias localizadas em diferentes regiões do Espírito Santo, com o objetivo de garantir a confiabilidade das medições e a proteção aos consumidores.
Resultados das fiscalizações: 21 peixarias visitadas; 26 balanças verificadas; 26 aprovadas (atendem aos requisitos metrológicos); três reprovadas (sendo uma por erros de medição superior ao Erro Máximo Admissível (EMA); e outras duas por falta de inscrições obrigatórias); e quatro balanças sem Portaria de Aprovação de Modelo (PAM) foram apreendidas.
Os proprietários de balanças irregulares receberam 15 dias de prazo para regularização, conforme determina a legislação.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Ipem-ES em combater práticas que possam prejudicar as relações de consumo, como medições incorretas ou equipamentos não homologados. A verificação periódica de balanças assegura transparência e justiça nas transações comerciais.
O Instituto segue monitorando os estabelecimentos e orientando os comerciantes sobre as normas metrológicas. Denúncias podem ser feitas através dos canais oficiais do Ipem-ES.
Como denunciar irregularidades?
Ouvidoria IPEM-ES: ouvidoria@ipem.es.gov.br
Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home