04/07/2019 11h21

Ouvidoria do Ipem-ES registra aumento de 138% no número de demandas recebidas

A Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, registrou crescimento de 138% no número de demandas atendidas no primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, nos seis primeiros meses de 2019, foram recebidas 169 demandas, contra 71 no mesmo período do ano passado.

Criada pela Lei Complementar nº 343/2005, a Ouvidoria do Ipem-ES pode ser acionada por qualquer cidadão. Através deste canal, é possível registrar demandas como elogios, pedidos de informação, sugestões, denúncias e reclamações.

Para o assistente de Ouvidoria, Pedro Henrique Brown, o fato de o órgão representar um contato direto entre a população e o poder público está entre os fatores que contribuem para o aumento das demandas. “A Ouvidoria é um canal superimportante, que auxilia na orientação dos cidadãos a respeito dos serviços oferecidos pelos órgãos. Além disso, muitas vezes é o principal recurso para que o cidadão tenha sua solicitação ou denúncia atendida, com a garantia do anonimato”, explica Brown.

Segundo o levantamento do Ipem-ES, as principais demandas são referentes à suspeita de irregularidades em bombas de combustíveis, venda de produtos sem o selo do Inmetro, e comercialização de itens com peso líquido não correspondente ao descrito na embalagem.

“As denúncias recebidas são encaminhadas à equipe técnica responsável pelo assunto abordado. Algumas, no entanto, necessitam de fiscalização para conferência, e entram em nosso calendário de planejamento”, esclarece o assistente Pedro Brown.

Segundo o diretor geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, a possibilidade de envio de demandas pela internet também facilita e amplia a comunicação entre o órgão e a população em geral. “Recebemos denúncias de todo o território capixaba, além termos vínculo com a Secretaria de Controle e Transparência e com o próprio Inmetro. Com a possibilidade de recebimento de demandas em nosso site, cresce nossa interação com o público, e cabe a nós o empenho de esforços para o atendimento das solicitações de forma cada vez mais efetiva”, pontua Pinheiro.

Para encaminhar demandas à Ouvidoria do Ipem-ES, o cidadão pode utilizar os seguintes contatos:
Telefone (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.
- Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória-ES. CEP: 29053-245.
- Site: https://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoriahttps://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoria

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