19/09/2025 16h32

Ipem-ES realiza Operação Nacional ‘Abastecimento Seguro’ no Espírito Santo

 

O objetivo da operação é garantir que as bombas de combustíveis estejam funcionando de forma correta, sem fraudes eletrônicas.

 

Teve início na segunda-feira (15) e terminou nesta sexta-feira (19), a Operação Nacional “Abastecimento Seguro”, que aconteceu em todo o país com foco na fiscalização de bombas de combustíveis e combate a fraudes no setor. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, participou da ação.


Nessa semana, entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), autarquia vinculada ao INMETRO, participou ativamente da Operação Nacional “Abastecimento Seguro”, uma ação coordenada em todo o país com foco na fiscalização de bombas de combustíveis e combate a fraudes no setor.

 

O objetivo da operação é garantir que as bombas de combustíveis estejam funcionando de forma correta, sem fraudes eletrônicas, e que o combustível chegue ao tanque dos consumidores na quantidade e qualidade correta, como informado no instrumento.

 

Durante os cinco dias de fiscalização, as equipes do Ipem-ES, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Espírito Santo (Procon-ES), Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Delegacia do Consumidor (DECON), realizaram ações simultâneas em postos de combustíveis em diversas regiões do Estado.

 

Além das bombas medidoras de combustíveis líquidos, a operação também contemplou a fiscalização de:

  • Dispensers de GNV (Gás Natural Veicular)
  • Extintores de incêndio de uso obrigatório nos estabelecimentos
  • Oferta e conformidade do ARLA 32 (agente redutor de emissões veiculares)

 

“Essa operação reafirma nosso compromisso com a defesa do consumidor capixaba e com a garantia de relações comerciais justas e transparentes. A atuação conjunta com os demais órgãos fortalece nossa capacidade de fiscalização e resposta a práticas lesivas à sociedade”, afirmou o diretor-geral do Ipem-ES, Sergio Eduardo Correa Vidigal.

 

A iniciativa, de abrangência nacional, foi coordenada pelo INMETRO e envolveu os órgãos delegados em todos os estados, com foco na segurança, confiança e lealdade nas relações de consumo no setor de combustíveis.

 

O IPEM-ES reforça que os cidadãos podem contribuir com esse trabalho denunciando irregularidades por meio dos canais oficiais de atendimento:

Ouvidoria Ipem- ES: ouvidoria@ipem.es.gov.br 

Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard