Ipem-ES realiza fiscalização em bombas medidoras de combustíveis na Região Metropolitana de Vitória
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizou recentemente a verificação de bombas medidoras de combustíveis na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Como parte de sua agenda de serviços, o Ipem-ES é responsável por verificar e fiscalizar instrumentos regulamentados, incluindo balanças, taxímetros, hidrômetros e bombas medidoras. Estas verificações são essenciais para garantir que os instrumentos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Inmetro.
Durante a fiscalização, os agentes do Ipem-ES avaliam aspectos como a autenticidade dos lacres, a pressão de utilização, medidores de óleo, medidas de volume e o funcionamento geral dos equipamentos. A verificação, que é obrigatória e tem validade de um ano conforme a Portaria n.º 320/2019, envolve o pagamento de uma taxa de verificação metrológica.
O objetivo dessas fiscalizações é assegurar que os instrumentos estejam em conformidade com as legislações vigentes, prevenir fraudes relacionadas à medição de combustíveis em postos de gasolina e proteger tanto os consumidores quanto os proprietários nas transações comerciais.
Para mais informações sobre os tipos de verificações metrológicas, como solicitá-las e consultar as taxas correspondentes, clique aqui.
Em caso de dúvidas, suspeitas ou denúncias sobre empresas irregulares, os cidadãos podem entrar em contato com o Ipem-ES pelos seguintes canais:
- Telefone Ouvidoria: 3636-6078 (Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h)
- E-mail da Ouvidoria: ouvidoria@ipem.es.gov.br
- Site: es.gov.br ou falabr.cgu.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Julia Gava Tedesco
(27) 3636-9706
julia.tedesco@sedes.es.gov.br