Fiscalização remota de cronotacógrafo é destaque durante encontro do Ipem-ES com instituto de pesquisas em Sergipe
O diretor geral do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Rogerinho Pinheiro, e o diretor-técnico, Lindomar Gomes, participaram de encontros no Instituto de Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), entre esta quarta-feira (07) e quinta-feira (08).
Na oportunidade, os diretores acompanharam as fiscalizações realizadas pelo ITPS em campo, onde também puderam conhecer um caminhão de uso exclusivo para a fiscalização de balanças rodoviárias, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aos institutos de todo o país. Além disso, Pinheiro e Gomes puderam apresentar dados acerca da fiscalização remota dos aparelhos cronotacógrafos, implantados este ano no Espírito Santo.
O diretor geral do Ipem-ES. Rogerinho Pinheiro, falou sobre a importância da troca de experiência com o instituto nordestino. “Além de conhecermos os projetos que são desenvolvidos aqui em Sergipe, pudemos apresentar nossa experiência com a fiscalização remota dos cronotacógrafos, que é um verdadeiro ‘case’ de sucesso. Estamos muitos felizes com tudo o que vimos e com o que mostramos por aqui”, explicou.
Segundo levantamento do Ipem-ES, de janeiro a julho, 41.985 cronotacógrafos passaram por fiscalização no Estado. “Nossa meta é ultrapassar a marca dos 90 mil aparelhos verificados até o fim do ano. Esse aumento de fiscalizações só é possível devido à uma parceria firmada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que possibilita a verificação automática nos postos de fiscalização, instalados nas rodovias federais do Estado. A medida possibilita redução de custos para o órgão e otimização do trabalho das equipes de fiscalização, que podem ser direcionadas para outras atividades”, explica o diretor-técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes.
O cronotacógrafo é o instrumento utilizado para indicar e registrar, de forma inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
O Brasil está entre os países que tornaram o uso do cronotacógrafo obrigatório em ônibus e caminhões. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir cronotacógrafo.
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