22/12/2025 17h27

Agentes do Ipem-ES intensificam fiscalização de produtos têxteis

Algumas peças foram coletadas para análise mais detalhada em laboratório.

 

Os agentes fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, intensificaram, na última semana, a fiscalização de produtos têxteis em diversas lojas de roupas e confecções. Durante as visitas, foi verificado se as peças comercializadas apresentavam etiquetas com as cinco informações obrigatórias exigidas pela legislação vigente: CNPJ e razão social do fabricante ou importador, país de origem, tamanho, composição têxtil e instruções de conservação do produto.

 

Além das verificações nos estabelecimentos, algumas peças foram coletadas para análise mais detalhada em laboratório. Nessa etapa, será avaliado se a composição têxtil informada nas etiquetas corresponde, de fato, ao material utilizado na fabricação das roupas, garantindo a conformidade das informações prestadas ao consumidor.

 

Para mais informações sobre as atividades do Ipem-ES e dicas de como identificar produtos adequados, acesse o site do Instituto ou entre em contato conosco. Denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais do Ipem-ES.

Como denunciar irregularidades?

Ouvidoria Ipem- ES: ouvidoria@ipem.es.gov.br 

Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard