28/02/2019 14h35

Quer instalar o kit gás no seu veículo? Veja as orientações de segurança do Ipem-ES

O crescimento dos serviços de transporte por aplicativo, aliado ao aumento do preço dos combustíveis, como a gasolina, tem levado muitos motoristas a procurarem estabelecimentos que instalam os chamados kit-gás.

No entanto, antes de optar por esta modalidade, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) explica que os motoristas precisam observar alguns cuidados, que vão além do melhor preço oferecido no mercado.

“É fundamental que o proprietário do veículo verifique se a oficina instaladora está registrada no Inmetro e se o Certificado de Registro de Instalador (CRI) está em dia. O CRI atesta que o estabelecimento passou por avaliação técnica, exigida a cada seis meses”, explica o diretor-geral do Ipem, Rogerinho Pinheiro.

O diretor-geral também explica que é importante a exigência do atestado da qualidade do instalador registrado. “O proprietário do veículo que faz a opção pelo kit gás tem o direito de exigir esse atestado, que contém informações do veículo, além de todos os componentes utilizados e as notas fiscais do sistema de instalação”, frisa.

Além disso, é recomendável a avaliação do veículo, com o objetivo de evitar falhas mecânicas e elétricas, que possam interferir no funcionamento do veículo.

O consumidor que desejar, pode consultar a relação das oficinas autorizadas a instalar o kit gás no Espírito Santo através deste link: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/busca_oficinas.asp

Após a instalação do kit gás, o proprietário do veículo deve realizar a inspeção em um dos organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro, no prazo de cinco dias. Após a inspeção, é emitido o Certificado de Segurança Veicular - CSV e o selo do Inmetro, que poderá ser guardado junto com o documento do veículo ou aplicado no para-brisas. A inspeção do veículo com sistema de GNV deve ser feita anualmente.

Informações à imprensa


Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br


Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard