12/08/2019 17h22

Ipem realiza apreensão de adaptadores de tomadas irregulares

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, realizou, nesta segunda-feira (12), em Vila Velha, a apreensão de adaptadores de tomadas que não atendiam aos princípios de conformidade exigidos para o equipamento. A apreensão foi motivada por denúncia realizada à Ouvidoria do Instituto.

O diretor técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, comentou a importância da ação. “Ela é relevante para garantir a segurança do cidadão que compra adaptadores com certificação, que passam por uma série de pesquisas e avaliação de conformidade. Os adaptadores sem certificação são feitos com produtos de má qualidade, o que coloca em risco a vida das pessoas, pois são materiais com grande possibilidade de causar acidentes, como pegar fogo”, explicou.

Após a denúncia, a equipe do Ipem-ES esteve no local indicado e identificou que havia 3.144 adaptadores sem certificação. Os responsáveis receberão o Termo Único de Fiscalização (TUF), além de terem o produto apreendido e levado para a sede do Instituto, que irá abrir um processo administrativo para dar o direito de defesa ao autuado. Posteriormente os produtos serão destruídos e levados para destinação final em local ambientalmente licenciado.

Cidadãos que tenham conhecimento de irregularidades podem fazer denúncias na Ouvidoria do Ipem-ES, pelo e-mail ouvidoria@ipem.es.gov.br, pelo telefone 0800 039 1112, no site (www.ipem.es.gov.br) ou presencialmente na sede do órgão, que fica no bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/ES Gás/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Cintia Dias
(27) 3636.9707 - 99942-9537 / (27) 3636.9708 - 99234-1291
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard