24/04/2019 10h49 - Atualizado em 25/04/2019 11h32

Ipem-ES registra crescimento de 383% nas fiscalizações de cronotacógrafos

Somente nos três primeiros meses deste ano, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) fiscalizou 22.382 cronotacógrafos. O número representa crescimento de 383% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 5.842 aparelhos foram verificados.

“O crescimento das fiscalizações se deve à uma parceria firmada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que possibilita a verificação automática nos postos de fiscalização, instalados nas rodovias federais do Estado. A medida possibilita redução de custos para o órgão e otimização do trabalho das equipes de fiscalização, que podem ser direcionadas para outras atividades”, esclareceu o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro.

No ano passado, de janeiro a março, o Ipem registrou irregularidades em 364 cronotacógrafos, durante as fiscalizações. Este ano, o número chegou a 834. De acordo com levantamento do Ipem-ES, as principais irregularidades são a falta de cerificados dos aparelhos, ou certificados vencidos.

O cronotacógrafo deve ser certificado a cada dois anos, e o processo é feito pelos postos de ensaios credenciados pelo Inmetro.

“O cronotacógrafo é um instrumento fundamental para a segurança no trânsito, pois ajuda a inibir o excesso de velocidade, reduzindo os riscos de acidentes, além de registrar todo o histórico do veículo como distâncias percorridas, velocidades desenvolvidas e tempos de movimento e paradas”, explicou Pinheiro.

O cronotacógrafo é o instrumento utilizado para indicar e registrar, de forma inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

O Brasil está entre os países que tornaram o uso do cronotacógrafo obrigatório em ônibus e caminhões. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir cronotacógrafo.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard