31/01/2019 10h18

Ipem-ES realiza verificação de taxímetros de Aracruz em fevereiro

Entre os dias 11 e 15 de fevereiro, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) estarão no município de Aracruz para realizar a verificação dos taxímetros. Proprietários de táxis licenciados no município deverão fazer o agendamento de data e horário para verificação, que já está disponível, e emissão da GRU antecipada (Guia de recolhimento da União), referente à taxa de serviço diretamente no site do Ipem-ES. O prazo para o agendamento termina no dia 07 de fevereiro.

O Ipem-ES reforça que a responsabilidade do agendamento é do taxista, que poderá buscar apoio junto à prefeitura, ou poderá efetuar o agendamento em qualquer lugar que tiver um computador com acesso à internet e impressora.

PASSO A PASSO PARA A VERIFICAÇÃO

1. Realizar o Agendamento pelo Portal PSIE (www.ipem.es.gov.br);
  2. Imprimir a GRU gerada no momento do agendamento;
  3. Pagar a GRU em qualquer agência bancária;
  4. Comparecer na data e horário previamente agendados no local da verificação com os documentos necessários.

COMO FAZER O AGENDAMENTO:

1. Acessar o site www.ipem.es.gov.br;
  2. SERVIÇOS ONLINE > AGENDAMENTO DE SERVIÇOS > selecionar o estado: ES;
  3. Digitar o número do CPF do proprietário do veículo táxi > Clicar em CONSULTAR;
  4. Conferir os dados do proprietário e do veículo > Clicar em AGENDAR;
  5. Automaticamente o sistema seleciona última data e horário disponível > Clicar em SELECIONAR;
  6. Aparecerá a tela com todas as informações do agendamento > Clicar em CONFIRMAR;
  7. Imprimir a GRU.

A verificação será realizada na Rua Damião Ghidetti, Entrada do Bairro Solar Bitti – Aracruz-ES. O atendimento para verificação será realizado das 13h às 16h no dia 11/02/2019; das 8h30 às 11h30 e 13h às 16h nos dias 12 a 14/02/2019; e das 8h30 às 11h no dia 15/02/2019.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VERIFICAÇÃO:

No momento da verificação deverão ser apresentados os seguintes documentos:

1. a) Autorização da Prefeitura;
  2. b) Último Certificado de Verificação do Taxímetro;
  3. c) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
  4. d) Carteira de Habilitação do Condutor;
  5. e) Comprovante de pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.

Caso o taxista esteja impossibilitado de comparecer com o taxímetro para a verificação na data e horário agendados, deverá apresentar justificativa, por escrito ao agente fiscal do IPEM-ES, mediante protocolo de recebimento, até o último dia do prazo de verificação (15/02/2019 às 11h), juntamente com a cópia do certificado de verificação do exercício anterior e as devidas comprovações.

O taxímetro que, durante a verificação subsequente, necessitar de reparos deverá ser submetido à nova verificação após a conclusão dos serviços realizados em oficina autorizada. Deverá ser agendada nova verificação pelo telefone (27) 3636-6087.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem:

Andréia Foeger 3636-9708/99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br