13/02/2019 10h30 - Atualizado em 13/02/2019 12h27

Ipem-ES orienta para importância da consulta de objetos registrados

A aquisição de materiais certificados por órgãos de inspeção e fiscalização pode evitar uma série de problemas, como defeitos de fabricação e acidentes de consumo, por exemplo. De modo geral, os produtos certificados trazem um selo de identificação, para garantir que o item passou por avaliações de conformidade, e que atende às normas e regulamentos técnicos.

Em todo o País, diversos produtos só podem ser comercializados com presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que assegura que tudo que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos que adquirimos pode ser visto como verdade. Assim, quando compramos qualquer tipo de produto, desde que tenha o selo do Inmetro, a empresa produtora se compromete com todas as informações, desde a quantidade que comporta, a energia que utiliza, os riscos à saúde, etc.

E para garantir que os produtos vendidos no Estado estejam de acordo com as normas do Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realiza frequentes operações. Os materiais sem o selo de certificação são recolhidos e encaminhados ao setor de fiscalização do órgão.

Mas como identificar se o produto que você adquiriu está registrado? Para isso, basta acessar o site: http://registro.inmetro.gov.br/. No campo “pesquise por produto”, basta digitar o número de registro que aparece na embalagem, junto ao selo do Inmetro. Ao fazer isso, o consumidor terá a acesso a todos os dados de registro, como local de fabricação do item, modelo, descrição das substâncias que compõem cada produto, além do contato das empresas fabricantes.

“É importante que o consumidor conheça esse serviço, para que tenha certeza de que está adquirindo um produto seguro. Caso alguma irregularidade seja encontrada, o Ipem-ES pode ser acionado, e a devida fiscalização será realizada”, explica o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro.

Denúncias

Os consumidores podem fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios diretamente ao Ipem-ES. Os canais de contato disponibilizados são:

- Telefone (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.

- Internet, através do link: https://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoria

- Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória - ES. CEP: 29053-245.

Horários de Atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 13h às 17h.

Informações à imprensa
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