26/01/2018 16h44

Ipem-ES intensifica Operação Verão no litoral capixaba

Durante os meses de janeiro e fevereiro, e até o dia 2 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro, realiza a Operação Verão nas cidades litorâneas.

A Operação Verão está percorrendo os balneários capixabas, verificando se os instrumentos de medição regulamentados (balanças e bombas de combustíveis), os produtos certificados e regulamentados e os produtos embalados na ausência do consumidor (chamados de pré-medidos) atendem aos requisitos técnicos estabelecidos nas portarias do Inmetro.

De Norte a Sul do litoral, os fiscais do Ipem-ES estão visitando supermercados, padarias, restaurantes self-service, sorveterias, postos de combustíveis, lojas de material de construção, lojas que comercializam produtos têxteis de moda praia e também lojas de utilidades.

A diretora-geral do Instituto, Claudia Lemos, acompanha pessoalmente a Operação Verão, e fala sobre o objetivo da fiscalização: “No verão, aumenta o consumo no litoral capixaba. Vamos atuar para garantir a segurança na relação de consumo, de forma que o cidadão capixaba e os turistas adquiram produtos de qualidade e com a quantidade correta e que atendam aos requisitos técnicos da legislação”.

As empresas autuadas durante a fiscalização terão dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES. A penalidade é definida pelo Instituto e pode variar de advertência a multa, que vai desde R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.

A diretora Cláudia Lemos orienta que o consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-ES por meio do telefone 08000 391112 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedes / Ipem-ES / Aderes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537

manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824

marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard