12/09/2019 12h23

Ipem-ES fiscaliza mais de 1,5 mil reboques veiculares durante operação

Em apenas dois dias de operação, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) fiscalizou 1.577 engates veiculares, nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra. Do total de itens verificados, 811 apresentaram irregularidades. A operação foi realizada em duas fases: a primeira, nessa terça-feira (10), com o mapeamento de mercado e a segunda, na quarta-feira (11), com ações em fábricas sem o devido registro junto ao Inmetro na Grande Vitória.

De acordo com o diretor geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, durante a operação, 20 empresas que fazem a venda dos engates veiculares foram fiscalizadas. Deste total, 13 foram notificadas. “No caso em que constatamos irregularidades, as empresas foram notificadas para a devolução do produto ao fornecedor e apresentação de nota fiscal que comprove sua origem”, disse.

Dentre os itens verificados pela equipe do Ipem-ES estão o modelo do veículo ao qual o engate se destina; a capacidade máxima de tração do engate; a identificação do código de registro do fabricante e sua validade.

O diretor técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, explicou que o setor de Conformidade do órgão tem realizado diferentes operações para a verificação de produtos que afetam diretamente a segurança dos cidadãos.

Ao fiscalizarmos a venda de engates veiculares, estamos contribuindo para a preservação da segurança no trânsito. Imagine o perigo que um engate irregular pode causar, caso o reboque que ele sustenta se solte no trânsito. Certamente seria um grande problema para o condutor do veículo e para outros motoristas que, por ventura, tenham seus veículos atingidos pelo equipamento. Queremos evitar que este tipo de situação ocorra”, exemplifica.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard