17/01/2024 17h46 - Atualizado em 17/01/2024 17h48

IPEM-ES e Procon-ES realizam operação de fiscalização de balanças em Vitória

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, com a participação do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, nesta quarta-feira (17), uma operação de fiscalização de balanças no Aeroporto de Vitória.

Quarenta balanças foram verificadas, sendo 31 aprovadas, sete reprovadas e duas foram interditadas. O diretor técnico do Ipem-ES, Mário Louzada, explicou que, durante a fiscalização, foram identificados erros como instabilidade na pesagem, rompimento do lacre e selo de certificação ilegível, o que resultou em reprovações e interdições registradas durante a operação.

“As empresas que tiveram balanças reprovadas e interditadas foram notificadas e terão prazo de dez dias para acertarem as irregularidades. Esta foi uma ação que faz parte da programação de rotina do Ipem-ES”, disse Louzada.

A fiscalização foi realizada pela equipe da gerência de instrumentos do Ipem-ES, que desempenha um papel essencial na proteção dos direitos dos consumidores e na promoção da confiança nas relações comerciais. Ao fiscalizar e orientar os estabelecimentos, contribui para a garantia de produtos que atendam aos padrões de qualidade exigidos, proporcionando segurança aos consumidores e fomentando a honestidade nas transações comerciais.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (esse canal funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard