28/03/2019 14h48

Ipem-ES divulga cronograma de verificação de taxímetros na Grande Vitória


O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) divulgou, nesta quinta-feira (28), o calendário de verificações dos taxímetros instalados nos veículos-táxi licenciados nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

As verificações serão realizadas entre os dias 01 a 30 de abril, por região, conforme tabela a seguir:


O proprietário do táxi deverá agendar antecipadamente a data da verificação e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de serviço. O agendamento deve ser feito acessando o site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br) > Serviços Online > Agendamento de Serviços.

O Ipem-ES esclarece que o reagendamento somente será realizado se solicitado com antecedência mínima de sete dias da data agendada anteriormente.

O atendimento para verificação será realizado no horário compreendido das 9h às 11h30 e 13h às 15h. No dia, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: autorização da prefeitura; último Certificado de Verificação do Taxímetro; Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV); Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH); Comprovante de pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.

O proprietário, ou responsável legal do táxi, que estiver impossibilitado de comparecer com o taxímetro para a verificação, no prazo pré-estabelecido, deverá apresentar justificativa, por escrito e com a devida comprovação, na sede do IPEM-ES, em Vitória, mediante protocolo de recebimento, até o último dia do prazo de verificação.

Os proprietários que não comparecerem, ou não apresentarem justificativa, serão autuados. O taxímetro que, durante a verificação, ficar reprovado e necessitar de reparos deverá ser submetido à nova verificação após a conclusão dos serviços realizados por oficina autorizada.

Já os táxis submetidos à verificação este ano, e que estão com a marca oficial com indicação de “VERIFICADO ATÉ 2020”, não necessitam realizar nova vistoria.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard