26/06/2019 18h59 - Atualizado em 26/06/2019 19h02

Ipem-ES comemora Dia do Metrologista

Nesta quarta-feira (26), comemora-se o Dia do Metrologista. Esses profissionais trabalham com a ciência das medições e como elas são aplicadas na sociedade.

A principal aplicação da metrologia acontece no estudo e padronização dos pesos e medidas, e também na implementação de sistemas de unidades. Diariamente nos pegamos medindo coisas como o tamanho de algum objeto, os pesos dos alimentos nas balanças de supermercados, além da medição das horas em nossos relógios. Esses são apenas alguns dos exemplos de como a metrologia está presente em nosso dia a dia.

No Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), todo agente fiscal precisa realizar o curso de Metrologia Legal, com duração de quatro meses. Atualmente, o Ipem-ES conta com 35 agentes fiscais de metrologia.

Esses profissionais, naturalmente, exercem o controle das atividades metrológicas e atuam na avaliação da conformidade no âmbito do Estado. Um desses servidores é Leonardo Machado de Moraes, que ingressou no instituto em 2011, e atua na Gerência de Instrumentos.

“A Gerência de Instrumentos confere se os aparelhos estão funcionando da forma como deveriam. Dentre os aparelhos verificados estão o medido de pressão arterial (esfigmomanômetro), bombas de combustíveis, balanças, botijas de gás, extintor de incêndio. Também é muito comum o contato de farmácias, que pedem nosso auxílio para a verificação de balanças”, explica o servidor.

O auxílio desses profissionais também é essencial para a verificação das bombas de combustíveis. “Nesses testes, quando os instrumentos são aprovados, o Ipem-ES coloca um selo de qualidade, provando que o instrumento foi verificado”, afirma Moraes.

Ele destaca ainda que a função exercida pela equipe garante segurança à sociedade, sobretudo, nas relações de consumo, e que é com prazer que os metrologistas atendem todo o território capixaba. “Para os profissionais não importa se a cidade está localizada na região metropolitana ou no interior, o nosso dever é atender todo o Estado. O nosso serviço é trabalhar para a sociedade”, pontua.

 

Saiba mais sobre o Dia do Metrologista

O Comitê Internacional de Pesos e Medidas instituiu o Dia Mundial da Metrologia para comemorar a assinatura da Convenção do Metro, em 20 de maio de 1875, por 17 países – entre eles o Brasil. Hoje, trata-se de um acordo entre 48 nações.

No Brasil, comemora-se o Dia do Metrologista em 26 de junho, para lembrar a data em que o sistema métrico decimal, oriundo da França e precursor do atual Sistema Internacional de Unidades (SI), foi oficializado no Brasil pela Lei nº 1.175, de 26/04/1862, assinada pelo imperador D. Pedro II.

Em épocas mais remotas, havia diversas unidades de medida, que variavam de país para país ou, o que era pior, dentro do mesmo país ou da mesma região. A necessidade de equiparar as medidas foi aumentando com o passar do tempo. O sistema métrico foi o primeiro sistema racional de unidades, internacionalizado na convenção. Por meio de um tratado, estabeleceu-se o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), com sede na França.

Em 1960, com o advento da XI Conferência Geral de Pesos e Medidas e o aval dos mais importantes países, o Bureau ganhou relevância e foi chamado de Sistema Internacional de Unidades (SI), que definiu as unidades de base e as unidades derivadas. Em 1983, a XVI Conferência Geral de Pesos e Medidas estabeleceu novas unidades, que podem ser assim definidas: unidades de base – metro (comprimento), quilograma (massa), litro, segundo (tempo), ampere (intensidade de corrente elétrica), mol (quantidade de matéria) e candela (intensidade luminosa) – e unidades derivadas – metro por segundo, volt (diferença de potencial elétrico), hertz (frequência), newton (força elétrica), var (potência reativa), siemens (condutância), henry (indutância), farad (capacitância), etc..

Em documentos que datam de 1532, a atividade metrológica se referia à fiscalização do funcionamento dos mercados locais. Uma legislação sobre o assunto também pode ser encontrada na Constituição Imperial de 1824, baseada nas legislações dos Estados Unidos e da França. Nela consta que uma das atribuições do Poder Legislativo seria o estabelecimento de padrões de pesos e medidas.

No Brasil, a metrologia se confunde com o surgimento das primeiras instituições militares e superiores (universidades), das escolas de ofícios e o do Observatório Nacional (Serviço da Hora).

Em 1973, foi criado o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que hoje se chama Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que coordena a metrologia científica e industrial e se divide em dois ramos: Laboratório Nacional de Metrologia e Rede Brasileira de Calibração. O primeiro é responsável pela realização, pela manutenção e pela disseminação das unidades do Sistema Internacional (SI), localizado no Rio de Janeiro. O segundo mantém uma gama de laboratórios espalhados por diversas regiões do País, para atender à demanda de serviços.

 

Fonte: Datas comemorativas e históricas – Paulinas Editora

 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard