28/06/2019 16h06

Ipem-ES celebra o Dia do Metrologista

Na manhã desta sexta-feira (28), o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou um encontro comemorativo ao Dia do Metrologista (cuja data oficial é 26 de junho), reunindo todos os servidores da autarquia no auditório do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES).

O evento contou a participação da diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Nelci do Belém Gazzoni, a também diretora técnica da Esesp, Maria do Socorro Souza Marques, diretora-presidente do DIO-ES, Madalena Santana Gomes, e do gerente de Competitividade, Humberto Queiroz, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Na ocasião, os servidores assistiram a uma palestra motivacional, denominada “Compromisso com a mudança para transformar a realidade”, ministrada por Lourival Antônio Cristofoletti, com diversos momentos de descontração e diversão. A manhã também foi marcada com a apresentação dos resultados de trabalho dos 180 dias de gestão e as perspectivas para o segundo semestre de 2019.

“É sempre importante abrir um espaço na agenda para discutir sobre comportamento. É relevante entender que tudo começa no indivíduo. Abordar o autoconhecimento, a discussão sobre virtudes, com o intuito de aumentar a autoestima e os pontos que podem ser melhorados no profissional é de extrema importância. A comunicação e o trabalho em equipe são essenciais para melhorar o ambiente laboral, assim como o trabalho desempenhado pelos gestores influencia no comportamento da equipe”, destacou o palestrante Lourival.

Para o agente fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade Eduardo Degasperi Almeida, que trabalha no órgão há cinco anos, o papel desempenhado pelos profissionais de metrologia é fundamental no cenário estadual e nacional na busca da conformidade e segurança da relação de consumo. “Nós fiscalizamos tudo que envolve a questão das medições e a qualidade dos produtos. O evento marca a relevância dos servidores para o órgão”.

A agente fiscal da Divisão de Instrumentos, Daisy Cristina Martins Cardoso, apontou que a interação que eventos como esse proporcionam fortalece o relacionamento entre os servidores. “Além disso, contribuem para a parceria entre gestores e colaboradores e fortalecem o trabalho em equipe de forma geral”, revela.

Para o diretor-geral do Ipem-ES, Rogério Pinheiro, foi uma oportunidade para homenagear todos os funcionários ali presentes. “O profissional da metrologia trabalha o ano todo em prol da sociedade, então o Dia do Metrologista é uma data que não pode passar despercebida.  A realização de um evento como esse é uma forma de mostrar a importância do trabalho de medição e agradecer a todos os metrologistas do nosso estado”.

Texto: Carolina Moreira

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem