10/05/2019 16h26 - Atualizado em 13/05/2019 15h57

Ipem-ES apresenta metodologia em encontro com o Inmetro

A metodologia aplicada na fiscalização de cronotacógrafo – instrumento que registra indicadores de um veículo, como velocidade e distância percorrida – pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), será usada em todo o Brasil. A indicação para a utilização foi feita em reunião no Campus Xerém do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no Rio de Janeiro. O diretor geral do Ipem-ES, Rogerio Pinheiro, acompanhado do diretor técnico, Lindomar Gomes apresentou o método em reunião com o diretor de Metrologia Legal, Marcos Trevisan.

Para o diretor geral do Ipem-ES, a notícia mostra a qualidade do trabalho do Instituto no Estado. “Apresentamos nossa metodologia e os números da fiscalização de cronotacógrafo. O assunto foi incluído pelo Trevisan na pauta do Grupo de Trabalho de Instrumentos, com a indicação de que a metodologia seja utilizada pelos demais institutos em todo o País”, comemora Pinheiro.

O diretor técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, explica que no Espírito Santo, a fiscalização é feita de forma remota, devido a um convênio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem as câmeras nas localidades onde mantém balanças, como Rio Novo, Serra, Linhares. “Com as imagens destes equipamentos, fazemos a consulta da placa e verificamos se o veículo tem o certificado do cronotacógrafo. Nos quatro primeiros meses de 2019, já fizemos mais do que todo o ano passado inteiro. E ainda reduzimos custos de deslocamento”, explica.

Foi essa a metodologia apresentada ao Inmetro e, em função dos resultados relevantes e da importância do instrumento para a preservação da vida, o órgão decidiu por inclui-la no Grupo de Trabalho, recentemente criado para discutir as regulamentações e assuntos afins.

Os outros estados, exceto São Paulo e Paraná, ainda recorrem à fiscalização presencial. “Mas o que torna a nossa metodologia muito particular é que o processo físico é elaborado próximo do agente responsável pela fiscalização, o que permite que dúvidas sejam sanadas de forma eficaz e eficiente, o que evita seu retorno para eventuais correções”, diz Gomes.

Em 2018 foram fiscalizados 39.370 veículos e homologados 2.259 processos, enquanto em 2019 já foram 28.674 fiscalizações e 1.100 processos homologados.

Na foto, o diretor técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes (de barba), com o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcos Trevisan, e sua equipe. 


Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard