08/03/2019 10h00

Agente fiscal aponta a união entre força e sensibilidade como ponto forte da mulher

Isabela Pianna Veronez Bissa é agente fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) há seis anos, quando passou no concurso para o cargo. Responsável por fiscalizar instrumentos como bomba de combustível, medidores de velocidade, balanças, cronotacógrafos, entre outros aparelhos regulamentados, mesmo diante da incredulidade daqueles que estranham a presença de uma mulher na função, ela não se abala.

“Em campo, é comum ouvir ‘nossa, uma mulher na fiscalização?’, mas nunca tive nenhuma dificuldade na carreira pelo fato de ser mulher, embora no meu cargo de agente fiscal, em que a maioria é composta por homens, algumas pessoas duvidem de nossa capacidade de realizar as tarefas a nós atribuídas”, relata.

O gênero nunca foi uma barreira em sua atividade na gestão pública. “Acredito que a mulher tem muito a contribuir com a organização, a inovação e o desenvolvimento do setor público. Precisamos acreditar mais que somos capazes de ocupar qualquer cargo ou função”, diz.

Natural de Vitória, Isabela é bacharel em Farmácia e Bioquímica, com mestrado em Ciências Farmacêuticas e especialização em Gestão Pública. Só exerceu a profissão em que se formou no início da carreira, em uma farmácia de manipulação, que deixou para fazer mestrado em Minas Gerais. Após obter o título de mestre, se dedicou a atuar como agente fiscal no Ipem-ES.

O hobby de Isabela é a atividade física, principalmente o ciclismo e a corrida. A influência veio do marido, que já pedalava. “Era uma forma de passarmos mais tempo juntos nos momentos de lazer”, explica.

Do hobby despretensioso para as competições foi um pulo. “Já participei de duas competições de ciclismo aqui no Estado e em abril vou competir no Rio de Janeiro. Ficamos tão envolvidos com as correrias do dia a dia que acabamos, mesmo inconscientemente, impondo limites a nós mesmos. E o ciclismo e a corrida têm dessas coisas, a cada dia que saímos para treinar acreditamos que podemos fazer melhor do que da última vez, e assim estamos nos superando sempre”, relata.

Isabela acredita que nao ha ponto negativo em ser mulher, como explica: “Conseguimos ser fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis; somos focadas e ao mesmo tempo, multitarefas. Nos desdobramos, nos superamos e nos reinventamos a cada dia”.

Questionada sobre como seria o mundo perfeito para as mulheres, Isabela é enfática. “Um mundo onde as diferenças de gênero fossem respeitadas e valorizadas, porque cada um de nós tem a sua importância. Somos todos parte de uma humanidade, somos complementares”, diz.

A mensagem que deixa para as outras mulheres é acreditar em sua capacidade. “Quando desejamos algo, precisamos acreditar, planejar nossas estratégias, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Nosso futuro depende de nós. Acredite no seu potencial e conquiste tudo”, incentiva.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem